1 Atividades com música
Como eu quero
(Leoni/Paula Toller)
Diz prá eu ficar muda
faz cara de mistério
tira essa bermuda
que eu quero você sério
dramas do sucesso
mundo particular
solos de guitarra
não vão me conquistar
eu quero você
como eu quero
o que você precisa
é de um retoque total
vou transformar o seu
rascunho em arte final
agora não tem jeito
cê tá numa cilada
cada um por si
você por mim mais nada
longe do meu domínio
cê vai de mal a pior
vem que eu te ensino
como ser bem melhor
http://letras.terra.com.br/kid-abelha/
Considerando a norma culta da língua, as múltiplas possibilidades de recriação da linguagem e com base na leitura compreensiva do texto, julgue os itens:
(1) Descreva o modelo da figura feminina que aparece na música.
(2) Construções como ‘‘prá’’ (v. 1) e ‘‘cê’’ (v.18) reproduzem a fala coloquial brasileira, característica marcante da literatura moderna. Faça uma lista de outras expresses que você já conhece.
(3) Em ‘‘agora não tem jeito’’ (v.17). Qual o significado desta expressao?
(4) Nos versos 19 e 20 ocorre um paradoxo. Selecionas oraçoesque apresente esta contradiçao.
(5) Em ‘‘Vem que eu te ensino’’ (v. 23) as expressões destacadas denunciam o desvio da norma culta, já que têm como referente o termo cê (v. 22)
(6) A expressão solos de guitarra (v 7) refere-se a uma possível estratégia de conquista amorosa. Justifique sua resposta.
2 Música e Interpretaçao
COMIDA
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto.
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte,
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.
http://letras.terra.com.br/titas/91453/
Sobre a música:
1) Qual é o estilo da música?_________________________________________
2)Esta música foi muito famosa nos anos 80.
a) O apelo que a música faz para época, poderia ser feita no dias hoje? Justifique sua resposta.
b) Desenvolva de forma crítica do comentário abaixo:
“ A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte.”
3) Escreve sobre seus gostos.
“Você tem sede de quê?”___________________________________________
_______________________________________________________________
Você tem fome de quê?_____________________________________________
________________________________________________________________
3 ATIVIDADE
1. Ouvir e completar a música
Do Lado de Cá(Chimarruts)
Se a vida às vezes dá uns dias de ____________________
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu ________________ vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá
Se a vida muitas vezes só chuvisca, só ______________
e tudo não parece funcionar
Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra cá
Do lado de cá, a vista é _____________________
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo _________________________
E o meu _______________________ dança sem parar
Do lado de cá tem música, amigos e alguém para ______________
Do lado de cá
A vida é ______________________, vê se não demora.
Pra recomeçar é só ter vontade de ______________ pra pular
Do lado de cá, a vista é bonita
A maré é _________________________________________
Do lado de cá, eu vivo tranquila
E o meu corpo dança ______________________
Do lado de cá tem música, amigos e alguém para amar
Do lado de cá
2)Responda com relação à música:
1)Que tipo de texto é a música “Do lado de cá”?
2)Qual é o tema central do texto?
3)Você acredita que há dois lados: o de cá e o de lá? Por quê?
4)Explique a frase: “Se a vida só chuvisca, só garoa”.
5)O texto fala que para ser feliz é só ter vontade. Você concorda? Por quê?
6)Que ideia a conjunção Se introduz nas linhas 1 e 5?
7)Explique o uso da expressão “tic taca” da linha 2.
8)O se quer transmitir com a expressão “segundos cinzas”da linha 1?
9)Na oração: “A maré ’é boa de provar”, substitua a palavra sublinhada pela palavra MAR, e reescreva a oração.
9.1)O que modificou na oração?
3) Produza um texto abordando o lado de cá e o lado de lá, ou os dois lados das coisas, dos posicionamentos, os opostos, tendo como dircionamento a FELICIDADE.
4 ATIVIDADE
Renato Russo e Cazuza: A Poética da Travessia - Rock e Poesia nos anos 80.
Escutem as música e leiam o material e tentem identificar analogias entre as ideias de um e outro, respondendo a questões.
1)Qual o tom dos textos? Otimista? Amargo? Esperançoso? Justifique sua resposta.
2)É possível identificar o tipo de vida que os autores levavam só pelo tipo de temática? 3)Existe a defesa de algum comportamento? Qual?
Não se preocupe em buscar respostas definitivas, o importante é promover a discussão e a avaliação crítica da produção dos dois artistas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideologia
Cazuza
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Que aquele garoto que iria mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do Grand Monde
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
http://letras.terra.com.br/cazuza/43860/
TEMPO PERDIDO
Renato Russo
Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...
Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...
Veja o Sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...
Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...
Tão Jovens! Tão Jovens!...
Letras de músicas de Renato Russo
Letras de músicas de Cazuza
Páginas
LEMBRETE
Este blog foi criado com a finalidade de ajudar aos meus alunos e aos curiosos da língua portuguesa do Brasil, aprimorarem seu aprendizado. Também, para compartilhar ideias e sugestoes de atividades com professores, porque sabemos como é difícil conseguir materiais autênticos e inovadores.
Lembrando que tudo que for postado aqui, deve-se respeitar o direito do autor, nao importa de quem seja, já que você achou legal compartilhar pode enviá-lo, que será BEM-VINDO!!!
Lembrando que tudo que for postado aqui, deve-se respeitar o direito do autor, nao importa de quem seja, já que você achou legal compartilhar pode enviá-lo, que será BEM-VINDO!!!
PAINEL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário