LEMBRETE

Este blog foi criado com a finalidade de ajudar aos meus alunos e aos curiosos da língua portuguesa do Brasil, aprimorarem seu aprendizado. Também, para compartilhar ideias e sugestoes de atividades com professores, porque sabemos como é difícil conseguir materiais autênticos e inovadores.
Lembrando que tudo que for postado aqui, deve-se respeitar o direito do autor, nao importa de quem seja, já que você achou legal compartilhar pode enviá-lo, que será BEM-VINDO!!!

PAINEL

sábado, 13 de novembro de 2010

Atividades com música

1 Atividades com música
Como eu quero
(Leoni/Paula Toller)

Diz prá eu ficar muda
faz cara de mistério
tira essa bermuda
que eu quero você sério
dramas do sucesso
mundo particular
solos de guitarra
não vão me conquistar

eu quero você
como eu quero

o que você precisa
é de um retoque total
vou transformar o seu
rascunho em arte final
agora não tem jeito
cê tá numa cilada
cada um por si
você por mim mais nada
longe do meu domínio
cê vai de mal a pior
vem que eu te ensino
como ser bem melhor
http://letras.terra.com.br/kid-abelha/
Considerando a norma culta da língua, as múltiplas possibilidades de recriação da linguagem e com base na leitura compreensiva do texto, julgue os itens:

(1) Descreva o modelo da figura feminina que aparece na música.
(2) Construções como ‘‘prá’’ (v. 1) e ‘‘cê’’ (v.18) reproduzem a fala coloquial brasileira, característica marcante da literatura moderna. Faça uma lista de outras expresses que você já conhece.
(3) Em ‘‘agora não tem jeito’’ (v.17). Qual o significado desta expressao?
(4) Nos versos 19 e 20 ocorre um paradoxo. Selecionas oraçoesque apresente esta contradiçao.
(5) Em ‘‘Vem que eu te ensino’’ (v. 23) as expressões destacadas denunciam o desvio da norma culta, já que têm como referente o termo cê (v. 22)
(6) A expressão solos de guitarra (v 7) refere-se a uma possível estratégia de conquista amorosa. Justifique sua resposta.


2 Música e Interpretaçao
COMIDA
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto.

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte,
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.

http://letras.terra.com.br/titas/91453/

Sobre a música:
1) Qual é o estilo da música?_________________________________________
2)Esta música foi muito famosa nos anos 80.
a) O apelo que a música faz para época, poderia ser feita no dias hoje? Justifique sua resposta.
b) Desenvolva de forma crítica do comentário abaixo:
“ A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte.”
3) Escreve sobre seus gostos.
“Você tem sede de quê?”___________________________________________
_______________________________________________________________
Você tem fome de quê?_____________________________________________
________________________________________________________________


3 ATIVIDADE

1. Ouvir e completar a música
Do Lado de Cá(Chimarruts)
Se a vida às vezes dá uns dias de ____________________

e o tempo tic taca devagar

Põe o teu ________________ vestido, brilha teu sorriso

Vem pra cá, vem pra cá

Se a vida muitas vezes só chuvisca, só ______________

e tudo não parece funcionar

Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa

Vem pra cá
Do lado de cá, a vista é _____________________

A maré é boa de provar

Do lado de cá, eu vivo _________________________

E o meu _______________________ dança sem parar

Do lado de cá tem música, amigos e alguém para ______________

Do lado de cá
A vida é ______________________, vê se não demora.

Pra recomeçar é só ter vontade de ______________ pra pular
Do lado de cá, a vista é bonita

A maré é _________________________________________
Do lado de cá, eu vivo tranquila

E o meu corpo dança ______________________

Do lado de cá tem música, amigos e alguém para amar

Do lado de cá




2)Responda com relação à música:
1)Que tipo de texto é a música “Do lado de cá”?
2)Qual é o tema central do texto?
3)Você acredita que há dois lados: o de cá e o de lá? Por quê?
4)Explique a frase: “Se a vida só chuvisca, só garoa”.
5)O texto fala que para ser feliz é só ter vontade. Você concorda? Por quê?
6)Que ideia a conjunção Se introduz nas linhas 1 e 5?
7)Explique o uso da expressão “tic taca” da linha 2.
8)O se quer transmitir com a expressão “segundos cinzas”da linha 1?
9)Na oração: “A maré ’é boa de provar”, substitua a palavra sublinhada pela palavra MAR, e reescreva a oração.
9.1)O que modificou na oração?
3) Produza um texto abordando o lado de cá e o lado de lá, ou os dois lados das coisas, dos posicionamentos, os opostos, tendo como dircionamento a FELICIDADE.


4 ATIVIDADE
Renato Russo e Cazuza: A Poética da Travessia - Rock e Poesia nos anos 80.
Escutem as música e leiam o material e tentem identificar analogias entre as ideias de um e outro, respondendo a questões.
1)Qual o tom dos textos? Otimista? Amargo? Esperançoso? Justifique sua resposta.
2)É possível identificar o tipo de vida que os autores levavam só pelo tipo de temática? 3)Existe a defesa de algum comportamento? Qual?
Não se preocupe em buscar respostas definitivas, o importante é promover a discussão e a avaliação crítica da produção dos dois artistas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideologia

Cazuza



Meu partido

É um coração partido

E as ilusões estão todas perdidas

Os meus sonhos foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito

Que aquele garoto que iria mudar o mundo

(Mudar o mundo)

Frequenta agora as festas do Grand Monde



Meus heróis morreram de overdose

Meus inimigos estão no poder

Ideologia

Eu quero uma pra viver



O meu prazer

Agora é risco de vida

Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll

Eu vou pagar a conta do analista

Pra nunca mais ter que saber quem eu sou

Pois aquele garoto que ia mudar o mundo

(Mudar o mundo)

Agora assiste a tudo em cima do muro

http://letras.terra.com.br/cazuza/43860/

TEMPO  PERDIDO
Renato Russo



Todos os dias quando acordo

Não tenho mais

O tempo que passou

Mas tenho muito tempo

Temos todo o tempo do mundo...



Todos os dias

Antes de dormir

Lembro e esqueço

Como foi o dia

Sempre em frente

Não temos tempo a perder...



Nosso suor sagrado

É bem mais belo

Que esse sangue amargo

E tão sério

E Selvagem! Selvagem!

Selvagem!...



Veja o Sol

Dessa manhã tão cinza

A tempestade que chega

É da cor dos teus olhos

Castanhos...



Então me abraça forte

E diz mais uma vez

Que já estamos

Distantes de tudo

Temos nosso próprio tempo

Temos nosso próprio tempo

Temos nosso próprio tempo...



Não tenho medo do escuro

Mas deixe as luzes

Acesas agora

O que foi escondido

É o que se escondeu

E o que foi prometido

Ninguém prometeu

Nem foi tempo perdido

Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!...
Letras de músicas de Renato Russo


Letras de músicas de Cazuza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...